Veja como funciona as festas culturais em universidades!

Como um coro de vozes recita com entusiasmo “Twinkle Twinkle Little Star” na sala de aula, um jovem “professor” os sinaliza para parar e pergunta: “O que significa twinkle?” Algumas crianças fazem um gesto com os dedos, mas a classe permanece em grande parte silenciosa.

“Não se trata de estrelas sozinhas”, diz o professor, apontando para os padrões brilhantes em sua dupatta e, em breve, a classe também se junta a uma variedade de exemplos de objetos brilhantes à sua volta.

Esta sala de aula cheia de estudantes de classe II em uma escola em Perambur é na verdade uma sessão prolongada de narração e o professor, um estudante de engenharia do IIT-Madras, que está tentando entender se as crianças na escola lêem e, se o fizerem, eles faz sentido do que lêem.7

Festas Culturais

Os festas culturais são sobre criar um ar de festa no campus, mas este ano, como parte do Saarang 2012, os estudantes do IIT-Madras estão em uma missão de inscrições para difundir o papel das crianças fora de suas instalações, visitando escolas em toda a cidade, conduzindo a leitura, sessões de audição e narração de histórias para estudantes.

Festas Culturais

“Nós escolhemos escolas médias inglesas que tinham estudantes de base econômica inferior, mas percebemos que não fazia falta criar apenas prateleiras com livros. Queríamos fazer algo que tenha um impacto maior “, diz Kavya Srinivasan, estudante de Humanidades do IIT-Madras, que faz parte da iniciativa.

O exercício envolve descobrir o tipo de livros que os alunos dessas escolas lêem, seus antecedentes, quais idiomas eles falam em casa e se as bibliotecas escolares funcionam entre outros fatores que influenciaram a leitura.

Livros disponíveis em bibliotecas

“Nós lemos os livros disponíveis em suas próprias bibliotecas para mostrar que eles não estão fora do alcance”, diz Kavya. Ao longo dos últimos dias, cerca de 30 estudantes do IIT-Madras foram às escolas de Perambur, Guindy, Velachery e Mylapore como parte da iniciativa. Estudantes da classe 3 para a classe 5 das escolas faziam parte disso.

Festas Culturais

“É também sobre como você narra uma história. Você pode ler uma parte da história, terminar em um momento de penhasco, e você sabe que o aluno vai ler o livro “, diz R. Naresh, também um aluno do IIT-Madras que administra o Programa dos amantes do livro para Escolas que fornecem livros e planos de trabalho recomendados para escolas em Chennai para enriquecer suas horas de biblioteca para promover a cultura de leitura nas escolas, envolvidas na iniciativa.

“A maioria das escolas que visitamos parece gastar apenas cerca de Rs.10.000 na biblioteca, o que é muito menos comparado ao que o CBSE recomenda. Outros mantêm enciclopédias e livros de referência que dificilmente interessam estudantes “, diz ele.

E cada escola tem seu próprio conjunto de problemas. “Enquanto um em Velachery era completamente dependente de livros doados, alguns tinham coleção decente de livros, mas sem horas de leitura exclusivas”, diz o Sr. Naresh.

Além da extensa documentação sobre os problemas, os estudantes saíram com soluções que vão desde armazenar mais livros bilíngües para obter livros recomendados adequados para várias faixas etárias e tornar os períodos de biblioteca interessantes iniciando conversas simples entre grupos de estudantes em inglês.

A leitura também serve como um exercício para promover a empatia. Por exemplo, Kavya diz: “Havia uma história sobre um fazendeiro afligido pela seca que decide escrever para Deus. Neste ponto, pedimos aos alunos que escrevessem suas próprias cartas para Deus, e os resultados foram muito reveladores.

Alguns queriam que seus pais parassem de bater neles, queria que sua irmã comecesse novamente e alguns pediram ajuda para o fazendeiro “. Não foi fácil, especialmente porque algumas escolas eram muito relutantes, especialmente quando questionadas sobre as taxas cobradas, dizem os voluntários.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6300660663563874305

“Com os alunos, a maioria das mãos que sobe quando você instiga-os a fazer perguntas caem quando você diz que eles precisam fazer isso em inglês. Isso significa que eles compreendem bem, mas não são capazes de se comunicar “, diz Kavya.

As escolas precisam saber como os pais estão envolvidos, porque muito depende das línguas com as quais os alunos e seus pais se sentem confortáveis, e o que os canais de TV que a família observa em casa “, acrescenta.