Aprenda tudo sobre o Cadastro de Pessoa Física e como ter um!

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento muito importante e que nenhum cidadão pode deixar de ter. Praticamente todos os procedimentos relacionados à vida pessoal e profissional estão vinculados a este documento e por isso que precisamos solicitar a emissão do mesmo o quanto antes.

Há alguns anos esse serviço era emitido apenas através da Receita Federal ou através das agências conveniadas com esse órgão público. Com o intuito de facilitar o procedimento e de deixar ele mais acessível ao cidadão, o serviço foi informatizado e agora está muito mais fácil de ser acessado.

É muito comum ter cidadãos que possuem dúvidas a respeito de como fazer a utilização correta dos serviços online dos órgãos públicos, isso também se aplica quando se trata do CPF. Mas não se preocupe porque uma vez que utilizamos o serviço é que percebemos como ele é simples de ser utilizado e nas próximas vezes acabamos não tendo dúvidas sobre como usar novamente.

Consulte as informações disponibilizadas aqui e saiba quais são os recursos online que estão vinculados a esse documento, assim você passa a utilizar sempre que for necessário. Além dos serviços serem fáceis de serem utilizados, eles também são gratuitos. A Receita Federal não tem serviços apenas para o CPF e sim para vários outros procedimentos que ela administra.

Cadastro CPF

O primeiro serviço importante a ser mencionado é o cadastro CPF. Muitas pessoas ainda pensam que esse cadastro é efetuado apenas nos atendimentos presenciais, mas na verdade ele também pode ser efetuado através da internet.

O atendimento presencial para o cadastramento do CPF não foi substituído pelo serviço online, ambos foram mantidos e o cidadão pode escolher em qual deles fazer a solicitação do seu documento. A primeira via é emitida tanto no atendimento presencial, como também no atendimento online, diferente do que ocorre com a segunda via.

Cadastro de Pessoa Física

Caso você queira fazer o primeiro cadastro neste documento, confira abaixo as instruções necessárias para que você entenda como executar isso pela internet e economizando o tempo:

  • Acesse o site da Receita Federal receita.fazenda.gov.br;
  • Leia todas as informações sobre o cadastro e finalize o mesmo.

Esse cadastro é muito simples de ser efetuado e os interessados podem acessar sempre que necessário. Uma vez que o cidadão está inscrito no consulta CPF não é necessário fazer nova inscrição, se ocorrer a perda do documento é necessário fazer a emissão da segunda via do mesmo.

Consulta CPF

A consulta CPF também é outro serviço muito solicitado entre o cidadão. Novamente, com o intuito de facilitar o atendimento a todos os interessados, a Receita Federal disponibilizou essa consulta para ser acessada através da internet.

Cadastro de Pessoa Física

Para não ter nenhuma dúvida sobre como fazer a consulta, disponibilizamos abaixo as instruções necessárias para que você entenda como esse procedimento funciona:

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Para que a consulta seja realizada, o cidadão precisa informar o número do CPF que ele precisa pesquisar. Números inválidos inviabilizam a consulta, tenha cuidado quanto ao preenchimento correto das informações pedidas;
  • Em seguida é necessário fazer o preenchimento da data de nascimento do titular do CPF, mais uma vez é necessário ter cuidado com o preenchimento correto da informação, caso contrário não será possível realizar a consulta pela internet.

Feito o preenchimento correto dos dados é necessário clicar no botão consultar, ao fazer isso o site vai abrir uma janela onde você terá que preencher os caracteres como medida de segurança para conclusão dessa consulta.

No documento apresentado pelo sistema é possível consultar a situação cadastral deste documento, nome do titular e outras informações vinculadas. É importante ter conhecimento que essa consulta não fornece informações sobre a situação econômica e financeira do titular.