Documentos necessários para receber o Seguro Desemprego

Se você já trabalhou de carteira assinada então, muito provavelmente, já deve ter recebido o seguro desemprego (caso tenha sido mandado embora sem justa causa). Atualmente, o país conta com mais de 11 milhões de desempregados, e a procura por informações relacionadas ao recebimento do benefício tem crescido em um ritmo acelerado.

Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais buscando informações na internet, o que é um excelente sinal, pois mostra que o cidadão brasileiro está utilizando a web para aprender e ter conhecimento de seus direitos trabalhistas.

seguro-desemprego

Por isso, é importante ter conhecimento de todas as etapas e todos os documentos necessários para dar entrada e receber o benefício do seguro desemprego. Nesse artigo, você saberá todas essas informações e, portanto, poderá sanar todas as suas possíveis dúvidas em relação ao recebimento do seguro-desemprego.

Caso você esteja nessa situação, ou conhece alguém que está vivendo uma realidade semelhante, esse artigo foi desenvolvido para auxiliá-los. Continue lendo atentamente e compartilhe essa informação com quem está em uma situação parecida. Vamos lá:

O que é e quem tem direito ao seguro desemprego?

O Seguro Desemprego é um direito trabalhista garantido pela Constituição, onde prevê que:

  • trabalhadores formais;
  • pescadores artesanais;
  • empregados domésticos;
  • situações de resgate de trabalho escravo.

Recebam um valor que o auxiliam a viver bem até encontrar uma oportunidade de trabalho.

seguro-desemprego

Contudo, só tem direito ao beneficio do Seguro Desemprego os trabalhadores que foram dispensados de suas funções sem terem recebido justa causa, ou seja, tenham praticado algo que provocou seu desligamento da empresa.

No caso dos pescadores artesanais, os trabalhadores têm direito a da entrada no Seguro Desemprego após o período da proibição da pesca, por exemplo. No entanto, cada categoria tem seus prazos determinados para o recebimento.

Como dar entrada e receber o beneficio

É possível dar entrada e receber seu benefício em três passos simples, e muito dessa praticidade se devo a internet, já que agora dá pra agendar o Seguro Desemprego e receber do direito através da web. Veja a seguir o passo a passo para agendar e receber:

  • Entre no site saaweb.mte.gov.br;
  • Em seguida informe todas as informações necessárias. A partir daí, o sistema retornará com vários locais para você realizar o agendamento;
  • Verifique as condições e veja se você está apto a receber o seguro desemprego;
  • É necessário lembrar que candidatos que foram despedidos com justa causa, não têm o direito de receber. Leia o nosso artigo sobre isso para entender melhor;
  • O benefício pode ser retirado em qualquer unidade da Casa Lotérica ou em qualquer uma Agência do Caixa;

Quais são os documentários que preciso?

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Documento de inscrição no PIS/PASEP;
  • Requerimento do Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho devidamente homologado;
  • Documentos de levantamento dos depósitos do FGTS;

Com esses documentos em mãos, será possível marcar e agendar o seu recedimento. No entanto, é necessário ter todos esses documentos, senão será impossível receber o seguro-desemprego.

Qual é o valor que eu receberei?

Para saber o valor do seguro-desemprego que você vai receber, é só pegar a media dos três últimos salários – isso no caso de trabalhadores formais. Para as outras categorias, o valor do direito é de um salário-mínimo.

seguro-desemprego

Esses são os documentos necessários para receber o Seguro Desemprego 2017 e tê-los em mãos é essencial para poder dar entrada no benefício. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa pois eles são obrigados a esclarecer os ex-empregados da empresa como se posicionar nessa situação.

Você já deu entrada no seguro-desemprego? Foi fácil ou complicado? Compartilhe sua experiência com a gente através dos comentários.