5 erros para se evitar comprando no Aliexpress Brasil

O Aliexpress é um dos comércios eletrônicos mais populares do mundo, sendo largamente utilizado por uma base de usuários de cada parte do planeta. O site atrai especialmente consumidores internacionais, como os brasileiros, que veem na plataforma uma excelente forma de comprar itens baratos e com uma variedade infinitamente maior do que se é encontrando no país.

No entanto, apesar de seguro, a plataforma pode proporcionar experiências ruins a seus usuários, especialmente se o comprador não se atentar a alguns detalhes e não conhecer todos os direitos que tem ao comprar na loja virtual.

Por conta disso, enumeramos 5 erros que nenhum comprador brasileiro deve cometer ao comprar no site Aliexpress. Vamos a eles:

Erros que devem ser evitados no Aliexpress

Confirmar a entrega das mercadorias antes de recebê-las

O Aliexpress Brasil oferece diversos tipos de proteção a seus clientes, e quando uma encomenda atinge o prazo estimado de entrega, a plataforma envia uma mensagem para o comprador perguntando se ele já recebeu a encomenda. Um erro muito comum cometido pelos usuários brasileiros é confirmar a entrega antes mesmo de receber a encomenda.

A dica é receber a encomenda primeiro, testar e verificar se o produto é igual ao anunciado para então, a partir daí, confirmar o recebido no site. Dessa forma, caso o produto não seja entregue conforme o combinado, o comprador poderá abrir uma disputa e reaver o dinheiro.

Aliexpress Brasil

Comprar muitos itens de uma só vez

Quando se fala em muitos, é uma quantidade acima de 20 itens. Lembre-se que, como pessoa física, há um limite e realizar uma compra grande gerará uma experiência negativa para você. Dessa forma, o usuário terá muita dificuldade em rastrear seus pedidos e, levando em consideração que algumas encomendas simplesmente não possuem um código de rastreio, saber quando seu pedido chegou no país pode ser um exercício praticamente impossível.

Não avaliar corretamente os vendedores

A avaliação que os vendedores recebem das transações realizadas é o que constrói sua reputação dentro da plataforma. Por conta isso, é essencial que os usuários avaliem os vendedores depois de comprarem e ter as encomendas recebidas em sua casa. A partir dessa reputação, os compradores selecionam seus vendedores e, por isso, é tão importante avaliar corretamente um vendedor depois de uma compra realizada.

Não conferir o valor total de sua compra

Antes de efetuar o pagamento de sua compra, é essencial conferir o valor total de todos os i tens e conferir se o valor está certo. Além disso, nesse momento é possível barganhar e, assim, conseguir um desconto considerável na sua compra (especialmente se o usuário dominar o inglês e estiver comprando mais de 10 itens).

É importante conferir o valor total por outro motivo muito importante: aqui no país, compras acima de US$ 50 costumam ser mais taxadas do que as demais. Para evitar que isso aconteça, é necessário estar sempre de olho no valor total dos itens relacionados. Ser taxado é uma das experiências mais desagradáveis que um comprador brasileiro poderá experimentar.

Não tirar fotos de produtos danificados

Mesmo sendo um site internacional, o Aliexpress se preocupa bastante com a experiência de seus usuários. Porém, muitos usuários que recebem suas entregas danificadas não tiram fotos ou gravam vídeos para criar uma prova para seus argumentos.

Aliexpress Brasil

Nesses casos, é preciso tirar fotos/vídeos para criar uma evidência e enviar para o site entrando em contato através do suporte disponível no endereço www.aliexpress.com. Dessa forma, o usuário poderá escolher entre receber outro produto ou então ter o seu dinheiro de volta.

Se você se preocupar e não cometer esses 5 erros básicos, certamente não terá nenhum problema com a plataforma Aliexpress. Falando nisso, você já fez alguma compra lá? Como chegou o seu produto? Faça um comentário e compartilhe sua experiência.